quinta-feira, 1 de setembro de 2016


“Refugiados são pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais e que não possa ou não queira voltar para casa(...)”.

Por isso, nem todo migrante possui o status de refugiado. Um exemplo disso são os haitianos, que têm aumentado em número no Brasil nos últimos anos. Eles não possuem o status refugiados, apesar de estarem saindo do Haiti devido a condições degradantes de vida, sobretudo após o terremoto que atingiu o pequeno país caribenho em 2010. Possuem vistos emitidos pelo governo brasileiro de residência permanente por razões humanitárias. Desde 2010, quase 40 mil haitianos já entraram no território brasileiro.


Deste modo, torna-se controversa a atual situação política do país na aceitação de refugiados. Teríamos nós condições suficientes para nos sustentarmos a ponto de aceitarmos em nosso país pessoas que nem refugiadas são consideradas? Imagino que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário